sexta-feira, 4 de julho de 2014

O ORKUT VAI MORRER!



E já tem até data marcada. A partir do dia 30 de setembro, todas as postagens, comunidades e perfis irão desaparecer sem deixar qualquer rastro. E isso meio que me entristece, sabe?

Toda uma geração passou pelo Orkut. Tantas fotos foram postadas, comentários, depoimentos, comunidades criadas, amizades feitas... É meio difícil acreditar que aquela época realmente passou.

Acabou aquela brincadeira de tentar ficar com o topo dos depoimentos de alguém, dos desenhos enormes feitos com caracteres e de todas as declarações que começavam quase sempre da mesma forma clichê. Isso me lembra também que várias pessoas tinham depoimentos iguais. É, você ganhava aquele depoimento lindo e depois, visitando a página de um amigo, descobria que tinha sido apenas mais uma vítima do control+c, control+v de algo que fora escrito por uma pessoa completamente alheia.

Mas que se dane, era super divertido abrir seu perfil e ver um depoimento novo, pronto pra ser aceito.

Também tem a avaliação de perfil. Poxa, isso ai era legal! E tosco ao mesmo tempo. Assim como ficar sabendo quem visitava seu perfil. Aquilo dava umas tretas ferradas hahahahaha.

Cara, se tem uma coisa que eu sinto falta é das comunidades. A gente entrava em cada uma e com cada título, sobre os mais diversos assuntos. Às vezes, só por que um amigo participava, decidíamos participar também. Ou por serem engraçadas, baseadas em um artista...

Eu tinha as minhas favoritas, como todo mundo, mas teve uma, em especial, que foi uma divisora de águas na minha vida, e eu preciso falar dela.

Desde muito nova eu entrei em comunidades sobre Harry Potter, por que eu era meio apaixonada pelos filmes e tudo, e achava que o Harry e a Hermione faziam um belo casal. E, claro, me desiludia cada vez mais, já que ele ficou com a Gina no final. Enfim, entre essas comunidades, havia uma que se tratava de Fanfics de Harry Potter.

E foi ali que tudo começou, conheci uma pancada de gente enquanto lia uma pancada de Fanfics de Harry Potter. Era uma coisa de louco, especialmente pruma pirralha de 13 anos. Escrever e ver que as pessoas gostavam, ler coisas incríveis... Era muito surreal. Fiz muitos amigos lá também, gente muito agradável e que faz parte da minha vida até hoje. Não faço ideia de como me suportam, mas enfim hahahaha. Só que Harry Potter não foi o suficiente pra me fazer parar.


 

Então eu comecei a assistir animes, mais especificamente Naruto. Não só esse, mas principalmente, por que eu gostava muito. Então, por que não ler e escrever sobre isto também? Não vi nenhum motivo que me fizesse desistir dessa ideia, e quando percebi já estava numa comunidade, criando uma Fanfic de Fichas e torcendo os dedos pra dar certo. E deu. E como deu. Nas duas primeiras tentativas que tive, já conheci pessoas assim... Incríveis. Amigos mesmo, de verdade, sabe? Mas foi na terceira tentativa, na primeira fic de fichas que eu fui até o fim, que as coisas tomaram um rumo diferente. 

A princípio, eu acabei pegando amizade com uma menina que hoje eu tenho como uma irmã. Que, mesmo sendo uma amizade à distância, foi fundamental para que eu sobrevivesse ao ensino médio. O que, devo ressaltar, não foi uma tarefa fácil. Uma pessoa a qual eu podia conversar e desabafar, ao mesmo tempo em que ela também podia, e até hoje é mais ou menos assim. Algumas das melhores conversas que tive, foram com ela. Uma irmã mesmo!

Tive muitos amiguinhos ali, pra ser sincera. A comunidade tinha um Chat, o qual a maioria se juntava e ficava conversando. Embora fosse meio insano, era muito, muito divertido. Acho que foi algo que aliviou muito a vida de todos que participavam, por que até hoje bate um sentimento muito legal de nostalgia e saudades ao falar disso.

E não só pra mim, mas para aquele povo todo. Nós tínhamos meio que inventado uma família, nossa, era muito show. Muito show hahaha.

Foi uma fase muito divertida, tinha uma série de premiações naquela comunidade também, que os moderadores propunham. Lembro de dois, em especial. Um deles era um ditador, a outra, uma das garotas mais fofas que ja conheci :B. E até hoje eu guardo os prêmios que eu ganhei! Hahahah




Escrever Fanfics funcionava meio como uma válvula de escape, sabe? Era algo que me ocupava a mente e me fazia conseguir relaxar um pouco, ter uma motivação, e se não fosse por comunidades como essa, eu jamais iria descobrir isso. Nunca ia ter começado a escrever e a ler histórias que não vinham de autores renomados, mas de outras pessoas tão jovens e anônimas quanto eu.
E, como tudo tem um fim, um dia eu parei de escrever. Não por que eu queria, mas com a chegada do Facebook + a faculdade, não dava mais tempo e nem tinha mais tanta procura. Adicionei basicamente todos os meus leitores, pra não perder o contato, por que não pode! E depois de adicioná-los, um deles em especial virou meu amigo... Alguém com quem eu conversava todo dia, religiosamente. Contava minhas coisas, ouvia as dele, e puxa, como eu esperava ansiosa pra poder chegar em casa, ligar o MSN e começar a conversar. Eram hoooras falando. E de melhor amigo, virou meu namorado. E, nossa, isso foi no fim de 2011... Como o tempo passa rápido, né? Hihi
De modo que acredito que todos que frequentavam o Orkut, tem uma história sobre a rede pra contar. No meu caso, sempre fui meio incompetente pra fazer amigos. Por ali era mais fácil, especialmente por que ao entrar em uma comunidade e começar uma conversa, ao menos um ponto em comum com a pessoa, você tinha.

Isso é uma coisa que se perdeu com o Facebook. Ao menos pra mim, não dá mais pra sair fazendo amigos virtuais a torto e a direito. É mais perigoso e as pessoas são bem mais receosas ao fazer isso. Poxa, eu conheci pessoalmente TANTOS dos meus amigos virtuais, cheguei a conhecer mais de 6 pessoas que eu batia papo só pelo computador. E nenhuma delas era um pedófilo, SE LIGA NA SORTE DA GAROTA hahahaha.

De qualquer forma, acabou e não há nada que possamos fazer a respeito. Além de ter nosso momento nostalgia e falar pras próximas gerações como era tudo mais legal e mais gostoso. Por que na época do Orkut, o MSN ainda existia.
Lembra? Pois é.

Não existia WhatsApp. Nosso celular servia MESMO só pra receber ligações, jogar aquele game da cobrinha, mandar mensagem e torpedo. SÓ. Tinha gente que postava os prints do MSN no álbum de fotos, e era bem divertido. A gente ficava na paranoia pra descobrir se aquela pessoa tinha nos bloqueado, ou se estava só aparecendo off.

Tinha o Twitter, tinha o formspring, o tumblr... Se bem que o Tumblr, dos 3 citados acima, é o que melhor sobrevive até hoje. O próximo a sair do ar deve ser o twitter...

O Orkut ser tirado do ar é só a comprovação de que todas essas coisas ficaram pra trás. Caíram no nosso esquecimento e jamais irão existir novamente. Ninguém mais vai perder horas no seu perfil lendo suas comunidades e seus depoimentos. Tudo agora se baseia em olhar fotos e postagens. Mas enfim, as coisas acabam.

Por mais que doa, elas simplesmente acabam. Mas que vai deixar saudades, ah, isso vai!

E você? Vai sentir falta do Orkut?

:*